Veja a Verdade Nua e Crua Sobre Gordura Abdominal

Você sabe como a gordura abdominal age no seu corpo?  Você sabe quais são os perigos do acúmulo da gordura abdominal? Você toma alguma providência para reduzir a gordura abdominal?

queimar gordura localizada

A maioria das pessoas não tem informações claras sobre gordura abdominal, outras acham que para eliminar gordura abdominal basta fazer exercício, e a grande maioria não sabem o perigo do excesso de gordura abdominal no corpo.

Os exercícios físicos ajudam na queima de calorias oriundas da gordura, mas não destrói o deposito de gordura abdominal. A gordura abdominal pode ser subcutânea ou visceral que é forma mais perigosa. Existem várias formas de combater a gordura localizada na barriga, tais como: dormir bem, fazer exercícios, dieta, etc.

Nos próximos tópicos vamos falar mais sobre gordura abdominal, bem como seus perigos, e o mais importantes que são as dicas para elimina-las.

Exercícios físicos vs. gordura abdominal

A verdade é que o exercício físico não destrói o depósito de gordura, ele ajuda na queima de calorias oriundas da gordura. Se você diminui o peso pelo exercício ou pela dieta, o tamanho da célula de gordura sofre uma diminuição, mas não a sua quantidade. E ela permanece lá ainda que você tenha emagrecido.

gordura abdominal

As células de gordura só são reduzidas com procedimentos cirúrgicos como lipoaspiração e outras técnicas. Os exercícios para fortalecimento muscular, mesmos os que utilizam pesos, são poucos eficazes para queimar gordura localizada ao redor ou dentro dos seus músculos.

Os exercícios mais adequados para queimar a gordura de forma eficiente, são os aeróbicos como ciclismo, corrida e caminhada. Quando existe uma combinação do aumento da tonificação muscular com perda de peso, temos a possibilidade de uma diminuição de gordura ao redor do músculo.

As glândulas não diminuem com os exercícios, como as mamárias por exemplo. Todavia a região peitoral pode sofrer um aumento através do fortalecimento dos músculos do peito, é quando acontece a hipertrofia. É bom esclarecer que isto não é fácil e requer um treinamento intenso.

O perigo da gordura abdominal para a saúde

Há dois tipos de gordura abdominal, a subcutânea localizada a frente dos músculos abdominais, e a gordura visceral, que se acumulam em volta dos órgãos como o fígado e entre as alças intestinais. Você precisa de alguma gordura visceral, ela fornece amortecimento em volta dos seus órgãos, mas se você tiver muita gordura você esta propenso a ter pressão arterial alta, diabetes tipo 2, doenças do coração, demência e certos tipos câncer, incluindo câncer de mama e câncer de colo.

Com o aumento da obesidade na população, temos pessoas cujas áreas regulares para armazenar gordura estão tão cheias que a gordura é depositada nos órgãos em volta do coração. O excesso de gordura visceral aumenta a inflamação dos órgãos afetando negativamente a sua saúde.

Mesmo se você é magro (a), você ainda pode ter muita gordura visceral, a sua quantidade de gordura esta relacionada em parte com seu gene e parte com o estilo de vida que você leva especialmente o quão ativo você é, e gordura visceral gosta de inatividade.

Em um estudo com pessoas que não praticavam exercícios, o acumule de gordura foi maior do que quem praticava.  O exercício físico tem benefícios imediatos, pois além de diminuir a obesidade, ele diminui o estresse.

Alerta! Observe sua Circunferência abdominal

A forma mais precisa para analisar a quantidade de gordura visceral que você tem na barriga é fazendo uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Mas há uma forma muito mais simples e barata para verificar. Envolver a cintura com uma fita métrica na altura do umbigo e verifique o tamanho.

gordura abdominal

Faça em pé e veja também se a fita métrica esta nivelada. Para manter a barriga na medida certa, o tamanho da cintura para as mulheres é de até 87cm, e para os homens até 101cm. Ter uma forma de pera, com quadris e coxas maiores, é considerado mais seguro do que uma forma de maça que descreve uma linha de cintura mais larga. O que estamos realmente apontando com a maça vs. Pera, é que se você tem mais gordura abdominal, é um indicador que você tem mais gordura visceral.

Quem estiver muito acima da medida pode procurar um médico para iniciar um tratamento ou realizar exames complementares. Afinal quanto mais gordura acumulada no abdômen, maior o risco de doenças.

Dicas de como Perder Gordura Localizada na Barriga

Antes de ver as dicas de como perder gordura localizada, é importante esclarecer que a maioria das pessoas primeiramente engorda nos membros, embaixo da pele, nádegas e quadris, ou seja, na periferia do corpo e em seguida a gordura começa a ser armazenada no abdômen, órgãos e vasos.

Vale ressaltar que algumas pessoas não ganham peso na periferia do corpo, geralmente homens com pernas finas que quando engordam ganham peso direto no abdômen, mas outros podem ganhar peso na periferia( geralmente mulheres com coxas e quadris avantajados que não ganham muito peso no abdômen) e para perder peso o processo é o mesmo.

A seguir estão listados alguns passos simples para ajudar você a eliminar gordura localizada na barriga:

Exercício: o exercício vigoroso corta toda a sua gordura, incluindo gordura visceral. Faça ao menos 30 minutos de exercício moderado ao menos quatro ou cinco dias por semana. Para obter os mesmos resultados na metade do tempo intensifique o seu ritmo e faça exercícios físicos vigorosos como corrida ou caminhada.

Você precisa fazer exercícios pelo menos 20 minutos por dia, exercícios vigorosos em bicicleta ergométrica e aparelhos elípticos ou remo também são eficazes. Elevar a sua frequência cardíaca durante 30 minutos pelo menos três vezes por semana, também ajuda. Isto retarda a quantidade de gordura visceral que você ganha. Mas para queimar a gordura visceral, você pode ter que reforçar seus exercícios.

Dieta: não há dieta mágica para gordura na barriga, mas quando você perde peso em alguma dieta, a gordura na barriga é afetada primeiro. A fibra é um excelente alimento para combater a gordura, pesquisas mostraram que as pessoas que comeram 10 gramas de fibras solúveis por dia, sem quaisquer outras mudanças na dieta, acumularam menos gordura visceral ao longo do tempo do que outras que não comeram.

Isso é tão simples quanto comer duas maças pequenas, uma xicara de ervilhas verdes, ou meia xicara de feijão. Se você mudar para alimentos com mais fibra, você pode ser capaz de manter seu peso ao longo do tempo.

Dormir: dormindo a quantidade de horas recomendadas pode ajudar na perder de gordura abdominal bem como do resto do corpo. Em um estudo com pessoas que tem de 6 a 7 horas de sono por noite, mostrou que essas pessoas ganharam menos gordura visceral ao longo de cinco anos em comparação com aquelas que dormiram cinco ou menos por noite.

Estresse: Todo mundo tem stress, mas como você lida com isso importa. As melhores coisas que você pode fazer incluem relaxar com amigos e familiares, meditar, fazer exercícios, desabafar e receber aconselhamento. Isso vai deixá-la mais saudável preparada para fazer boas escolhas para si mesmo.

Não passe Fome: Pode parecer exagerado fazer refeições a cada 3 horas, mas assim a fome não aparece e dessa forma as porções de comida aos poucos vão diminuindo e o peso também.

Tomar muita agua: de preferência meia hora antes e depois das refeições, a quantidade recomendada e necessária gira em torno de 1,5 a 2 litros por dia

A intenção deste artigo foi trazer mais informações sobre a gordura abdominal, seus perigos e uma maneira de combatê-la. Vimos como a gordura se comporta quando fazemos exercícios físicos, como podemos medi-la para sabermos se estamos com o abdômen na medida certa, o perigo que a gordura pode trazer à nossa saúde e uma dica de como acabar com a gordura localizada na barriga.

Espero que você tenha gostado deste artigo, e também espero que você deixe um comentário para que nos incentive a escrever outros artigos sobre este ou outros assuntos.




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1 Comentário

  1. LUIZ CELIO GOMES disse:

    MUITO INTERESSANTE O ASSUNTO E ESCLARECIMENTO.
    APÓS A LEITURA. VE-SE QUE É UMA SIMPLES, MAS A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO TEM ESSE CONHECIMENTO.

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