O perigo oculto da dieta ioiô que você precisa conhecer

dieta ioio

É um cenário com o qual muitas mulheres podem se relacionar: você consegue perder peso, apenas para recuperá-lo seis meses depois. Você perde uns quilos novamente, mas eles retornam … e o ciclo continua.

Essa rotina de altos e baixos é a definição de dieta ioiô, e como mostra um novo estudo, o termo não é reservado apenas para pessoas de dieta ioiô com quantidades drásticas de peso.

Pesquisas preliminares apresentadas na conferência científica desta semana da Associação Americana do Coração (AHA) descobriram que as mulheres que fazem ioiô com menos de 5 kg têm um número maior de fatores de risco para doenças cardíacas do que as mulheres que nunca tiveram nesse carrossel de ganho-perda-ganhar.

No estudo, os pesquisadores da Universidade de Columbia se concentraram em 485 mulheres, perguntando quantas vezes perderam e depois recuperaram pelo menos 5Kg em um determinado ano. A idade média dos participantes do estudo foi de 37 anos e o IMC médio chegou aos 26. (Uma mulher com um IMC de 25 ou mais é considerado excesso de peso.)

Sem surpresa, os pesquisadores descobriram que a dieta ioiô era muito comum; 73% dos sujeitos do estudo relataram perder e recuperar um mínimo de 5Kg pelo menos uma vez – e alguns passaram tiveram esse ciclo de peso até 20 vezes durante a vida.

A parte assustadora: mulheres com histórico de dieta ioiô pontuaram mais baixo em uma medida chamada “vida simples – 7” que são sete marcadores de estilo de vida que os pesquisadores identificaram como importantes para a saúde cardiovascular: “coma melhor”, “ fique ativo “,” emagrecer “,” pare de fumar “,” reduza o açúcar no sangue “,” controle o colesterol “e” controle a pressão sanguínea “.

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Quanto mais vezes uma mulher faz dieta ioiô, pior ela pontua na medida, descobriram os pesquisadores.

“Conseguir um peso saudável é geralmente recomendado como saudável para o coração, mas manter a perda de peso é difícil e as flutuações no peso podem dificultar a saúde cardiovascular ideal”, disse Brooke Aggarwal  autor sênior do estudo em um comunicado à imprensa.

Os praticantes de ioiô também tiveram 82% menos chances de ter um IMC na faixa saudável. Isso faz sentido, pois as pesquisas mostram que é comum as pessoas perderem peso rapidamente em uma dieta, apenas para recuperá-las lentamente.

Um estudo de 2015 da Obesity Reviews afirmou que quando se trata de fazer dieta, “recuperar o peso geralmente é a regra”. De fato, até dois terços das libras perdidas são recuperados dentro de um ano. E quase todas as libras caídas voltam dentro de cinco anos, segundo o estudo de 2015.

Os autores do estudo mais recente esclareceram que, embora sua pesquisa tenha encontrado uma ligação entre a dieta ioiô e os fatores de risco para doenças cardíacas, eles declararam que são necessárias mais pesquisas (a longo prazo).

Não é a primeira vez que estudos sugerem que um peso para cima e para baixo pode ser prejudicial à saúde de uma pessoa. Um estudo de 2018 vinculou flutuações de peso a um maior risco de mortalidade (embora não estivesse associado a doenças cardíacas). Por outro lado, uma revisão de pesquisa de 2014 de 20 estudos anteriores constatou que o ciclo com peso não teve um impacto negativo na saúde.

Qual é a vantagem se você é um fazer dietas ioiô? Você pode considerar o papel das dietas da moda em tudo isso. A maioria dos planos que prometem uma rápida perda de peso de mais de um quilo por semana tem quase certeza de fracassar – porque mesmo que você perca peso, a dieta em si é difícil de sustentar.

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Além disso, muitos planos não fornecem informações e ferramentas para reduzir o peso. Eventualmente os quilos voltam a subir.

Uma maneira melhor de perder peso é comer com sua saúde em mente. Em outras palavras, não faça dieta; em vez disso, carregue alimentos integrais nutritivos (como proteínas magras, frutas, vegetais, legumes e grãos integrais) e mantenha-se ativo – e deixe seu corpo perder qualquer excesso de peso em um ritmo lento, constante e sustentável.

 

Fontes:

https://www.health.com/weight-loss/yo-yo-dieting-can-harm-heart

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