O que exatamente é o metabolismo – e como deixar o seu melhor que o do bicho-preguiça

Como altura ou cor dos olhos, o metabolismo é genético e não há muito o que fazer sobre isso, certo? Não tão rápido.

o que exatamente é metabolismo

Muitos de nós só temos uma resposta vaga para a pergunta “o que é metabolismo?” Acontece que há mais do que simplesmente a quantidade de comida que você pode comer sem ganhar peso.

Cientificamente, o metabolismo se refere a todas as reações químicas que ocorrem dentro do seu corpo – processos como respiração, bom funcionamento muscular, construção e manutenção de ossos, digestão e transformação de alimentos em energia, e até pensamento.

Tudo isso requer energia – também conhecida como calorias – por isso medimos o metabolismo como o número de calorias usadas para manter o motor funcionando. Preguiças (como a bonitinha e peluda da foto acima) têm o metabolismo mais lento de todos os mamíferos – até 1,5 vezes mais lento que o humano médio.

Descubra mais sobre por que algumas pessoas têm metabolismos mais rápidos, como estimar seu metabolismo e se há algo que você possa fazer para acelerá-lo.

 

Algumas pessoas naturalmente têm um metabolismo mais rápido que outras?

Sim, os motores de algumas pessoas consomem mais energia (o que chamamos de metabolismo rápido) do que outros. Você e um amiga podem ter a mesma idade e tamanho, mas ela pode se deliciar com uma bola de sorvete e nunca ganhar peso, enquanto o mesmo hábito faria a balança subir para você.

Um fator pode ser sua taxa metabólica de repouso (TMR), que é a quantidade de calorias que seu corpo usa apenas existente (sono, respiração). Surpreendentemente, isso representa cerca de 65 a 70% da energia que você queima em um dia.

O restante é energia usada para atividade física e para decompor os alimentos que você come. E a TMR pode variar amplamente de pessoa para pessoa: um estudo com adultos descobriu que a TMR variava de 1.027 a quase 2.500 calorias por dia.

Os pesquisadores não sabem exatamente o que está por trás dessas diferenças, mas quanto músculo magro você tem (em oposição à gordura corporal) parece desempenhar um papel importante porque músculo e gordura têm diferentes necessidades de energia (mais sobre isso em um minuto).

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Outros fatores parecem ser genética, idade e tamanho (um corpo mais alto usa mais energia do que um pequeno, por exemplo).

Como descubro quão rápido é o meu?

Dina Metti, MS, que ensina nutrição na Universidade Estadual de San Diego, recomenda a Fórmula St. Jeor, que usa seu peso, altura e idade para encontrar seu TMR. Existem calculadoras que fazem as contas para você.

Seu TMR é o seu metabolismo de linha de base. A partir daí, você pode adicionar seu nível de atividade para ter uma ideia do número de calorias necessárias por dia, para saber quantas você precisa comer para perder, ganhar ou manter seu peso corporal.

Tente esta calculadora da Faculdade de Medicina Baylor . Alguns centros de fitness também oferecem dispositivos portáteis de medição do metabolismo, mas eles podem ser caros e uma calculadora online é igualmente precisa – e gratuita.

Posso aumentar meu metabolismo?

Sim – até certo ponto – com treinamento de força. Uma revisão publicada no Current Sports Medicine Reports descobriu que em média o levantamento de pesos aumenta a TMR em cerca de 7%, ou uma média de cerca de 100 calorias por dia.

Isso ocorre porque, mesmo em repouso, os músculos consomem mais energia que a gordura, queimando cerca de três vezes mais calorias – cerca de 6 calorias por quilo por dia, contra 2 para a gordura.

Claro, 100 calorias não são enormes, mas podem fazer a diferença para o seu peso ao longo do tempo. Pense no treinamento de força como uma das melhores maneiras de otimizar o metabolismo com o qual você nasceu.

Boa Sorte!

 

Fonte: http://www.eatingwell.com/article/29217

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