Noz da Índia emagrece? Blogueira quase morre ao consumir
Noz da Índia é uma semente que vem sendo comercializada atualmente, com a promessa milagrosa de eliminar vários quilos em apenas um mês de uso.
Porém, é preciso muito cuidado com o seu consumo, que não é recomendado pelo simples fato de ainda não ter suas vendas autorizadas aqui no Brasil.
Recentemente, uma blogueira publicou um vídeo (veja abaixo), contando a sua experiência com a noz da Índia, e relata ter quase “morrido” devido a utilização deste produto.
O que é a noz da Índia?
A noz da Índia é uma semente branca que ficou famosa recentemente, por sua comercialização com a promessa de emagrecimento rápido.
Ela é composta de ácidos graxos, como ômega-3 e ômega-6, relacionados à redução dos níveis de colesterol no organismo, e possui uma alta concentração de fibras (cerca de 20% da composição total). Seu consumo junto à água pode causar saciedade, e, assim, reduzir o apetite.
Noz da Índia emagrece?
Apesar da forte crença popular criada pela promessa dos comerciantes da noz da Índia, que garante contribuir para o emagrecimento, ainda não existe nenhum estudo que comprove este benefício.
Portanto, até o momento, pode-se concluir que a noz da Índia não emagrece.
Benefícios da noz da Índia
- A noz da Índia pode ter efeito laxativo, podendo contribuir para a melhora do trânsito intestinal.
- Um estudo realizado em ratos observou que o consumo de noz da Índia contribui para o controle dos níveis de colesterol e suas frações. Este benefício ocorreria devido à inibição da biossíntese de colesterol hepático, a síntese de colesterol pelo fígado e também pela menor absorção intestinal de gorduras.
- Outra pesquisa também realizada em ratos concluiu que a noz da Índia conta com ações anti-inflamatórias e analgésicas.
Cuidados ao consumir
Basta pesquisar por noz da Índia em sites de busca para se deparar com uma infinidade de benefícios prometidos pelo produto. O principal deles, é o de emagrecimento rápido, o que inevitavelmente atrai centenas de pessoas para o consumo da semente.
Segundo a nutricionista clínica e funcional Karen Levy Delmaschio, não há estudos científicos que comprovem a eficácia deste produto na perda de peso. Também não há estudos que comprovem que a semente não seja tóxica para o organismo. Por isso, a recomendação é não consumi-la até que pesquisas sejam realizadas, apontando para os seus reais impactos na saúde.
Efeitos colaterais da noz da Índia
Os efeitos colaterais são:
- Dor de cabeça;
- Diarréia;
- Desnutrição.
Consumir a noz da Índia pode se tornar perigoso devido aos possíveis efeitos colaterais.
O uso da castanha pode ter sido a causa da morte de uma estudante de Psicologia de Campo Grande (MS), Ana Cláudia Alves da Silva, de 38 anos. A suspeita, no entanto, ainda não foi confirmada.
Até uma youtubber fez um vídeo recentemente falando que “quase morreu” utilizando a noz da Índia.
The post Noz da Índia: blogueira quase morre ao consumir appeared first on Meta Emagrecer.
Seja o primeiro a comentar!