A dieta sem dieta

Dieta sem dieta

Sem truques, sem pílulas. Um especialista explica como comer o que você ama e perder peso sem fazer dieta.

Evelyn Tribole pode ser uma das únicas nutricionistas a pedir para você comer batatas fritas e bolo de chocolate.

Mas seu conselho é sensato e prático quando aplicado dentro do contexto de seus princípios de alimentação intuitiva – uma maneira de comer que enfatiza uma mentalidade saudável sobre comida versus se concentrar em alimentos “bons” e “ruins”.

Corredora competitivo que se classificou para as provas da maratona olímpica de 1984, o interesse de Tribole pela nutrição surgiu por querer saber o que comer para correr mais rápido.

Foi só no início dos anos 90, quando ela estava trabalhando com celebridades da Columbia Pictures e ficou frustrada quando recuperou o peso que perdeu que ela examinou a psicologia por trás da alimentação.

Agora, em vez de sugerir dietas onde as pessoas só podem comer isso e não aquilo, ela diz para elas comerem qualquer coisa.

O problema: eles devem reconhecer quando estão com fome, comer apenas quando estão e depois parar quando se sentirem satisfeitos.

Evelyn Tribole respondeu a algumas perguntas sobre o que é alimentação intuitiva e como começar.

 

O que é uma alimentação intuitiva?

É uma abordagem que ajuda você a ter um relacionamento saudável – mental e fisicamente – com a comida. A alimentação intuitiva é o oposto da dieta: você rejeita as regras do que comer e não comer.

Em vez disso, você ouve e confia nos sinais naturais de fome e plenitude do seu corpo. Em outras palavras, você come quando está com fome e para quando está cheio. Se você está seguindo as regras da dieta e se sentindo insatisfeito, é provável que esteja constantemente pensando em comida.

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Quando você comer de maneira intuitiva, preste atenção se uma refeição foi agradável e se a sustentou pelas próximas horas.

Comer intuitivamente pode ajudar alguém a perder peso?

Bem, primeiro quero dizer que a pesquisa sugere que a dieta não funciona – muitos estudos mostraram que, mesmo quando a pessoa perde peso, muitas vezes acaba recuperando o que perdeu e às vezes, até mais.

Mas uma série de estudos feitos na Itália que ensinaram as pessoas a comer de forma intuitiva descobriram que as pessoas que precisavam perder peso e as que não precisavam perder mantinham o peso dessa maneira. Eu já vi isso em meus pacientes também.

Se eles já estão com um peso saudável, seu peso permanece na faixa saudável, e se eles precisam perder naturalmente o fazem. O problema é que muitas pessoas ainda querem ser mais magras, mesmo que tenham um peso saudável.

Como alguém pode começar a comer intuitivamente?

Algumas perguntas a serem feitas são: Você tem regras rígidas sobre comida? Você é um comedor emocional? Você consegue reconhecer a fome? Geralmente acho que a fome é um bom lugar para começar.

Se alguém não souber reconhecer quando está com fome ou cheio, será difícil adotar outros princípios, como deixar de lado as rígidas regras alimentares. Muitas pessoas são boas ao extremo – “Eu vou desmaiar, estou com tanta fome” -, mas elas perdem sinais de fome, e como resultado ficam com muita fome, o que torna fácil comer demais.

E muitas vezes as pessoas não prestam atenção quando comem, por isso comem muito além do ponto de ficarem satisfeitas.

Como as pessoas podem se sentir cheias se não estão acostumadas a fazê-lo?

Comece dando um tempo para ouvir seu corpo e o que você precisa. No começo, escolha uma refeição por dia para realmente prestar atenção – enquanto estiver comendo, prove verdadeiramente a comida e observe o que está acontecendo em seu corpo.

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Pergunte a si mesmo como é o sabor da comida. Está atendendo às suas expectativas? Onde está o seu nível de fome? Onde está sua plenitude? Você está satisfeito? Tudo isso pode ser incrivelmente difícil de fazer.

Comer uma refeição sem nenhuma distração é um bom primeiro passo. Fazer isso pode ser muito libertador.

A alimentação intuitiva inclui essa idéia de “permissão incondicional para comer”, o que significa que nenhum alimento é tabu. Mas isso levará as pessoas a comer muitos alimentos “proibidos”?

Eu ouço muito isso. Quando você remove a culpa de comer certos alimentos e sabe que pode consumi-lo novamente em outra ocasião, você se pergunta: “Qual é o sabor da comida? Estou satisfeito? Eu gosto de como me sinto fisicamente?”

Tive uma paciente viciada em batatas fritas, e o que ela descobriu ao se dar permissão para comê-las foi “enquanto eu amo batatas fritas, não estou mais disposto a tê-las quando estão frias e moles” e ela acabou comendo cada vez menos e somente quando eram perfeitos.

Mesmo que alguém coma essa comida há muito tempo, quando eles se dão permissão geralmente é a primeira vez que eles realmente a provam.

Você falou sobre como é bom comer batatas fritas e chocolate, mas de onde vem uma alimentação saudável?

Quando você entra em contato com sua fome, plenitude e satisfação integra a saúde. Você pode pensar sobre o que seu corpo pode precisar nutricionalmente. Quando as pessoas estão sintonizadas com seus corpos, a alimentação saudável é realmente boa e não é feita por penitência.

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