Alimentos que pode comer a vontade e não engordar – se você come demais

Todos nós exageramos algumas vezes. Esses alimentos ajudam seu corpo a se recuperar e voltar aos trilhos.

salada de frutas roxas

Receita na foto: Salada de frutas roxas

Todos nós exageramos algumas vezes. E embora essa fatia extra de bolo (ou duas) possa parecer uma boa ideia na hora, comer muitas calorias força o corpo a acelerar enquanto tenta desfazer o dano causado pelos radicais livres nocivos produzidos à medida que você digere os alimentos.

“Apenas metabolizar alimentos – principalmente alimentos ricos em gorduras e carboidratos – faz com que o corpo produza radicais livres, que atacam as células e podem promover o desenvolvimento de condições crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes e câncer”, diz Ronald L. Prior, Ph.D .

E é claro, quanto mais comemos mais radicais livres produzimos.

Aqui estão as boas notícias: a pesquisa sugere que há uma maneira deliciosa de recuperar os danos de uma refeição rica e reduzir os radicais livres ao comer esses alimentos ricos em nutrientes. A outra maneira de ajudar seu corpo e reduzir os efeitos dos radicais livres é comer menos calorias.

torrada com pessego
Receita na foto: Pistache e torradas de pêssego

 

1. Coma frutas

Se você se entregou a uma refeição decadente, faça o acompanhamento comendo frutas. Comer frutas ricas em antioxidantes – incluindo uvas, kiwi e cerejas – ajuda a minimizar os danos causados pelos radicais livres que ocorrem após uma refeição.

Faça um prato de frutas para a sobremesa ou se for no dia seguinte, tente comer frutas ao longo do dia. Experimente um smoothie de frutas ou torradas com frutas no café da manhã, frutas misturadas na salada ou servidas ao lado no almoço e pudim de chia ou iogurte com frutas para um lanche.

vinagre de maçã
Receita na foto: Vinagre de maçã Tonico

 

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2. Vá para o vinagre

Tomar uma colher de sopa de vinagre com a sua refeição, talvez regada à sua salada, pode atenuar o aumento do açúcar no sangue que ocorre após uma refeição grande e rica em carboidratos.

Para a maioria de nós, um aumento acentuado no açúcar no sangue desencadeia uma queda igualmente rápida – o que aumenta o apetite. Esse aumento de açúcar é particularmente um problema para pessoas com diabetes, que não conseguem eliminar a glicose de maneira eficaz (com o tempo, o excesso de glicose no sangue danifica os tecidos).

 

3. Beba Vinho

Pode parecer contra-intuitivo servir um copo, mas os antioxidantes do vinho tinto realmente ajudam. Um copo de vermelho pode reduzir o impacto negativo de alimentos com alto teor de gordura, diminuindo os níveis de um composto produzido no corpo após a ingestão de gordura, associada a doenças cardíacas.

Cozinhe com vinho tinto ou desfrute de um copo no jantar. Mas lembre-se, moderação é a chave! E não se force a tomar uma bebida em nome da saúde – especialmente se você exagerou na comida e bebida. Existem outros alimentos que fornecem antioxidantes, como frutas e legumes.

coxa de frango com pimentão e couve

Receita na foto: Coxas de frango com pimentão e couve de Bruxelas

 

4. Adicione temperos às suas refeições

Adicionar especiarias à sua refeição pode ajudar a diminuir os efeitos negativos de comer demais.

Em um pequeno estudo no The Journal of Nutrition, os participantes que comeram uma refeição que incluía cerca de 2 colheres de sopa de especiarias (uma mistura de alecrim, orégano, canela, açafrão, pimenta do reino, cravo, alho em pó e páprica) apresentaram menor triglicerídeo e insulina níveis e níveis antioxidantes mais altos depois de comer uma refeição rica em gorduras e calorias, em comparação com quando eles fizeram uma refeição quase idêntica e sem temperos.

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Os pesquisadores acham que a mistura de especiarias pode ajudar a diminuir a absorção de gordura – e os antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres nocivos produzidos quando você come demais.

Conclusão

Uma refeição exagerada ou um dia de comer demais não fará ou prejudicará sua dieta e saúde. O importante é não ficar pensando no passado e dar-se graça, em vez de se incomodar com as decisões alimentares. Procure comer frutas e legumes frescos, beba bastante água e mexa um pouco o corpo – pense em uma caminhada ou aula de ioga.

Além disso, armado com essas estratégias de luta contra os radicais livres o ajudará a melhorar fisicamente a se sentir melhor.

Fonte: http://www.eatingwell.com/article/16841

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